sexta-feira, 26 de julho de 2013

O povo e os meninos no poder

                                                  “O Povo e os Meninos no Poder”
                                                              (Rafael Bentes)

Quando se analisa, historicamente, o papel desempenhado pela juventude percebe-se com muita facilidade a ausência de lógica ao tratar tal faixa etária como imatura e até com descaso. Ora, o Mundo está farto de grandes jovens estadistas e até mesmo jovens que Mudaram o Mundo. Sim!
“Ser jovem e não ser revolucionário é uma contradição genética”, já dizia Che Guevara..., é interessante notar, com muita atenção, a vontade presente em toda menina e em todo menino: Mudar o Mundo! A Vontade de mudança, de romper com o já existente é característica natural e tentar conter isso chega a ser desumano.

Os jovens, estudantes e toda a moçada sempre lutaram e lutam! Citemos, por exemplo, Castro Alves o Poeta Menino que não temeu o império e defendeu os Escravos! Não podemos esquecer Zumbi dos Palmares, o lendário jovem escravo que liderou um dos mais emocionantes focos de resistência da História Brasileira. Não esqueçamos o Jovem Indígena Ajuricaba que liderou a resistência do Povo Manáos contra a escravização imposta pelos portugueses.

Cheguemos, historicamente, mais perto. Por que não lembrar os estudantes que viraram esse país do avesso na década de 1950 dizendo em, alto e bom som, “O Petróleo é Nosso” e exigindo que o Governo Brasileiro declarasse guerra ao Nazi-Fascismo! Não esqueçamos a combativa União Nacional dos Estudantes – UNE, organização que protagonizou e irradiou a voz dos Jovens Brasileiros, tendo papel de liderança na condução de milhões e milhões de brasileiros nas ruas pedindo o Fim da Ditadura e eleições Diretas Já!

Por falar em Ditadura, não devemos esquecer dos Jovens que tiveram a Audácia e a Coragem de largar seu conforto e a faculdade para pegar em Armas em defesa do Povo Brasileiro contra os Militares, surgindo assim a Guerrilha do Araguaia.

Sim! A Juventude participa ativamente das mudanças, luta e fiscaliza. Mas, essa mesma juventude também é capaz de realizar! Citemos grandes jovens estadistas que a História, por vezes, não conta, Alexandre, O Grande, jovem que liderou com grande sabedoria parte significativa do Globo terrestre. Lembremos de Dom Pedro II que tornou-se Imperador com apenas 5 anos de idade, tornou o país, pela primeira vez, uma potência emergente, trazendo para o Brasil o Progresso Industrial e Logístico. A História nos dá vastos exemplos de jovens que lideraram, muito bem, nações inteiras.

“É preciso sonhar. Mas é preciso acreditar no sonho e buscar as condições necessárias para que ele se realize. Sonhos. Acredite neles!” Disse o Jovem Lênin, quando era apenas um estudante que sonhava em mudar o mundo, a partir da Imperial Rússia. Ele sonhou. Seus, também jovens, camaradas sonharam com a possibilidade de um lugar melhor para viver. Assim nasceu a Revolução Russa, a maior Revolução da História da Humanidade, liderada pos jovens sonhadores que não esperaram e fizeram acontecer, resultando na primeira nação dirigida pelo povo!
É... Desde então os jovens têm incendiado o Mundo, Che Guevara, Carlos Mariguella e tantos outros. Ainda Vivemos a ‘Primavera Árabe’ onde a juventude não temeu os Tanques e Canhões e foi às Ruas derrubar governos autoritários.

A Onda mais recente chega ao Brasil, como reflexo de um país que SEMPRE Lutou e NUNCA Dormiu, como reflexo de uma juventude insatisfeita com o sistema e exige mudanças.

A Mudança Real, no mundo todo, ainda não aconteceu. E até lá, continuarão existindo Bravos Jovens que Lutam, Mudam, realizam... Fazem a Revolução!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário