sábado, 3 de dezembro de 2016

Dia muito triste no Brasil

(Luciano Roberto)

Força Chape, familiares e amigos

Hoje é um dia muito especial para mim. É o aniversário da minha filha caçula Maria Vitória. Minha filha completa hoje 6 anos de vida. Agradeço a Deus!

Em contrapartida, o Brasil chora, lamenta a dor pela morte dos jogadores, administradores e repórteres brasileiros.

Uma tragédia.

Jovens cheios de sonhos, interrompido de maneira estúpida! Lamento a dor dos familiares  e amigos. 

Não ia escrever nada hoje, não há inspiração. Apenas deixo registrado aqui, minha tristeza quanto o maior acidente de avião da história, com atletas brasileiros. 

Quanto a você Maria Vitória, parabéns princesa, desejo muita paz, saúde e felicidade!


sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Escola Estadual Gilberto Mestrinho realiza "Torneio de Futsal da Solidariedade"

(Luciano Roberto)

I Torneio de Futsal da Solidariedade

Aconteceu hoje [02], às 18 horas, o "I Torneio de Futsal da Solidariedade", realizada pela Escola Estadual Gilberto Mestrinho, no bairro Colônia Antonio Aleixo, Zona Leste de Manaus.

Cerca de 30 times - apenas alunos da escola - foram inscritos no torneio. Cada time poderia ter até 10 jogadores, cada jogador doou  um quilo de alimento, assim como suas torcidas que foram prestigiar seus times. O ingresso foi um quilo de alimento.

A ideia foi uma inciativa do gestor Leonardo Pinheiro. Sendo abraçada por todos os professores, funcionários e alunos da escola. O evento aconteceu na quadra da comunidade.

O gestor Leonardo Pinheiro comentou que "a ideia é trabalhar a solidariedade num bairro carente que é a Colônia Antônio Aleixo. É também uma grande confraternização entre os 3 turnos: matutino, vespertino e noturno, além de ser um trabalho contra a evasão escolar".

O objetivo é conseguir uma tonelada de alimentos não perecíveis para serem distribuídas entre famílias carentes da comunidade. As famílias que irão receber os alimentos foram indicadas pelos alunos da escola.

As famílias indicadas tiveram a visita do Professor Hélio Silva [61], sendo cadastradas para receberem os alimentos.

O Professor Hélio Silva é um exemplo de persistência e luta pela solidariedade. Há 20 anos vem realizando a "Caminhada do Natal Solidário", onde acompanhado por um caminhão, anda em casa em casa, pedindo um quilo de alimento.

A "Caminhada do Natal Solidário", começou em 1996. O professor Hélio relatou que "o trabalho começou com o Padre José Maria, pároco da comunidade. Infelizmente, o Padre José Maria morreu e continuamos realizando a "Caminhada do Natal Solidário". Vendo essas pessoas carentes e a grande solidariedade das pessoas, temos aí 20 anos de luta". 

Observando a empolgação e a participação dos alunos no "I Torneio de Futsal da Solidariedade", reacendeu uma esperança; que os jovens fazem a diferença!  A aluna Ellen Ferreira, 17 anos, do 2º Ano 03,  Ensino Médio, turno Vespertino,  considera que "é importante este tipo de projeto, pois os alunos focam suas atenções e gostam. Eles querem se diverti, participam do evento da escola, e acabam ajudando a comunidade'.

No "I Torneio de Futsal da Solidariedade", não importa quem foi o vencedor. O que importa é saber que todos hoje foram campeões. Campeões da solidariedade! 

Imagens do "Torneio de Futsal da Solidariedade"












quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Receita para dá um Golpe de Estado

(Luciano Roberto)

Não esqueça de puxar a descarga

Material que você vai precisar:

1. Mídia golpista, de preferência que já tenha ajudado uma Ditadura civil/militar;

1. Partido que sempre teve ambições pelo poder, mas por pura incompetência, nunca conseguiu;

1. Um vice-presidente com descendência do Conde Drácula;

367. Parlamentares que aprovem o golpe;

1. Reacionária Nazifascista;

Corrupção a gosto.

Modo de preparar:

A mídia golpista precisa bater bastante na massa. Bater até ela ficar no ponto. A melhor forma de manipular a massa é a desinformação. 

Depois acrescente um partido interesseiro, com muitas ambições. Duas gotas de sangue do descendente de Conde Drácula, para dá sabor ao golpe. Os parlamentares são pré-cozidos primeiro. 

Uma jarra cheia de porra louca reacionária que não sabe distinguir a Bandeira do Brasil,  da Bandeira do Japão. Corrupção é como sal, fica ao seu critério e gosto. 

Coloque tudo em uma lixeira. Misture e jogue na privada. 

Finalmente, dê a descarga.     

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Obrigado Presidente Michel Temer! A Primeira Dama é linda, mas a PEC 55 é para lascar o Brasil!

 (Luciano Roberto)

Primeira Dama: Marcela Temer.

Para quem vem acompanhando o Blog Pa[po]piro nestes últimos dias, tenho algo para confessar: as pautas são extremamente imprevisíveis. Elas surgem de diversos cantos e lugares. Aparecem de sugestões de amigos, da leitura de um livro, de uma frase, da mesa de bar, de um site,  de qualquer lugar!

Tenho como motivação o slogan do ex-candiado derrotado a Prefeito de Manaus, Marcelo Ramos: "Tem dinheiro, dá pra fazer!"

No meu caso é: "Tem inspiração, dá pra escrever!". O texto que escrevo agora surgiu no meio de uma partida de bilhar - em Manaus falamos "jogar sinuca" - quando o meu amigo, Professor de Filosofia Teodorico Pará, filho da bela cidade de Itacoatiara-AM, comentou sobre a beleza da Primeira Dama Marcela Temer.

Perdi a sinuca, mas ganhei uma pauta, ou melhor, uma ideia. Pensei em comentar sobre as Primeiras Damas dos últimos presidentes da nossa jovem e frágil democracia.

De 1985, para cá, foram 7 presidentes: José Sarney, Fernando Collor de Melo, Itamar Franco - enquanto presidente, não tinha esposa, mas foi flagrado com uma linda dançarina sem calcinha -,  Fernando Henrinque Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Roussef - que não tinha uma Primeira Dama - e Michel Temer. 

Não tenho a pretensão de falar da beleza das Primeira Damas. Quem sou eu? Um cara mediano de 1,63 cm, cambota e gordinho - com muito orgulho! 

Não tenho cacique para tal. Até porque, com todo o respeito que tenho pela minha senhora Fátima Pinheiro, admiro a beleza de todas as mulheres brasileiras: índias, negras, pardas, brancas, magras, gordas, baixas, altas etc, etc.  

As mulheres brasileiras são belas por natureza. Mais uma vez peço licença a minha senhora. Veja um trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha, que andou por aqui com Pedro Álvares Cabral, em 22 de abril de 1500:

"(...) E uma daquelas moças era toda tingida, de baixo a cima daquela tintura; e certo era tão bem feita e tão redonda, e sua vergonha tão graciosa, que a muitas, que a muitas mulheres da nossa terra, vendo-lhe tais feições, fizera vergonha, por não terem a sua como ela"¹.

Você entendeu a citação: "sua vergonha tão graciosa"? Em outras palavras, Caminha afirmava que nossas mulheres nativas eram belas, atraentes e gostosas! Até mais do que as mulheres europeias.  Isto é fato!

No governo golpista de Michel Temer, a única coisa boa que surgiu até agora, foi a Primeira Dama Marcela Temer: jovem e bela. Aliás, todas as mulheres do nosso país são belas, principalmente a minha!

Mas, nem só de beleza vive o Brasil. No dia [29/11], enquanto o país via estarrecido o acidente de avião que matou 71 pessoas, a maioria brasileiras e atletas do time Associação Chapecoense de Futebol, ocorria em Brasília, uma guerra entre jovens estudantes e a polícia, desorganizada e violenta.

Nossos senadores assistiam a tudo, com uma bela vista do Congresso. Tomando um cafezinho, suco e comendo sanduíches, as custas dos contribuintes brasileiros. Estão permitindo que o futuro do Brasil, fique atolado na incerteza, nos próximos 20 anos. A PEC 55, foi aprovada, perdemos a batalha. Temos agora a segunda eleição para aprovação definitiva. Será que perderemos a guerra?

Foram 61 senadores que votaram a favor da PEC 55. Graças ao governo golpista de Michel Temer, temos uma Primeira  Dama linda: Marcela Temer. Junto dela e do seu marido, veio a PEC 55, para lascar a vida do povo brasileiro!

As Primeiras Damas do Brasil no período de 1985 - 2016:

Marly Sarney
Ex- Presidente José Sarney e Marly Sarney

D. Marly Sarney não era muito de dá sugestões no governo do marido. Ficava mais nos bastidores, realizou algumas atividades no governo Sarney de forma tímida.

Rosane Malta

Rosane Collor e o presidente Fenando Collor

A ex-esposa de Fernando Collor de Melo, Rosane [Collor] Malta, deu trabalho ao nosso grande "caçador de marajás". 

Lilian Ramos

Lilian Ramos ao lado do presidente Itamar Franco

Lilian Ramos teve seus quinze minutos de fama ao ser fotografada sem calcinha ao lado do então presidente Itamar Franco [1930 - 2011],  no carnaval de 1994.

Ruth Cardoso

Ruth Cardoso e FHC

D. Ruth Cardoso [1930 - 2008],  era uma intelectual, professora universitária. Era envolvida com questões sociais. Uma mulher que nunca precisou viver sob a sombra de FHC.

Marisa Silva

D. Marisa Silva e o Presidente Lula.

D. Marisa Silva é uma companheira fiel. Em 1978, começou a sua militância nas greves da Região do Grande  ABC Paulista, liderada pelo seu marido.    

Paula Rousseff

Presidenta Dilma e Paula Rousseff

Paula Rousseff é a filha da presidenta, Dilma Rousseff. Pensei em postar a imagem do seu ex-marido, mas penso que não ficaria muito bem.

Marcela Temer

Marcela e Michel Temer

D. Marcela Temer, possui bacharelado em Direito, conheceu Temer no Congresso do PMDB em 2002. É a atual Primeira Dama do Brasil.


















Referência:

¹ http://kdfrases.com/autor/pero-vaz-de-caminha (Acessado: 29/11/2016) 





Quantas curtidas recebem os idiotas que compartilham as imagens dos corpos mutilados dos jogadores da Chapecoense no Facebook?

(Luciano Roberto)

A maldade atrás das redes sociais

Quanto mais progresso, tecnologia e racionalidade, menos sensível parece ficar a sociedade. A falta de sensibilidade e humanidade foram trocadas por curtidas e compartilhamentos nas redes sociais. Uma insanidade do nosso tempo. Tudo é supérfluo: dor, medo, tristeza, amor, felicidade, caráter, respeito etc, etc.

Testemunhamos o desenvolvimento de uma geração que valoriza o artificial, aquilo que é descartável. Uma imagem registrada de um momento feliz com a família, pode ser imediatamente descartada para dar espaço a uma fotografia de um desastre. Ora, alcançar um maior número de curtidas com a desgraça dos outros, é uma possibilidade real.

Por que as redes sociais estão infectadas de vídeos e imagens repugnantes da maldade humana? O filósofo inglês Thomas Hobbes [1588 - 1679], autor da obra "Leviatã", responde esta pergunta com uma frase simples e cruel: "o homem é o lobo do homem".

"A natureza humana para Hobbes é má. O homem é mau, não presta. Essa tese se encontra na obra "O Leviatã", inspirada em uma figura mitológica, que é uma serpente que fez um acordo com os homens. Na medida em que os homens não cumprem o acordo, a serpente vem e os devora”¹. Nossa serpente atual, são as redes sociais.

Compartilhar imagens dos corpos mutilados, no momento de grande dor, não seria maldade? Aliás, monstruosidade!

Será que o idiota - palavra que vem do grego e significa "indivíduo ignorante" - não percebe que além das imagens digitalizadas na tela do computador ou do smartphone, existem histórias! Atrás de suas histórias existem vidas!

Imagine a cena de uma mãe, ou pai, vendo a imagem do corpo de seu filho mutilado nas redes sociais. Um pedaço de uma perna, metade de um braço, crânio quebrado com a massa encefálica espalhada pelo chão.  Embaixo da imagem um número irreconhecível: 10 milhões de curtidas!

As imagens dos corpos mutilados dos jogadores da Chapocaense chegaram até a mim. Vi uma única imagem, das mais de 40. Fiquei indignado. 

Conseguir qualquer beneficio através do sofrimento do outro, mesmo que seja uma simples "curtida" no Facebook, é apenas um exemplo da maldade humana. As redes sociais estão cheias desses exemplos.









Referência:

¹http://g1.globo.com/pernambuco/vestibular-e-educacao/noticia/2013/11/para-o-filosofo-ingles-hobbes-o-homem-e-essencialmente-mau.html (acessado: 30/11/2016).

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Chapecoense: um sonho interrompido

(Luciano Roberto)

Chapecoense foi disputar a primeira partida na Colômbia - Copa Sul - Americana

Acordei com a triste notícia sobre a morte dos atletas e administradores da "Associação Chapecoense de Futebol". Além dos repórteres e convidados.

No total morreram 76 pessoas na queda do avião. "A aeronave que transportava o time da Chapecoense, para Medellín, na Colômbia, onde o time enfrentaria o Atlético Nacional, em jogo válido pelo primeiro confronto da final da Copa Sul-Americana sofreu um acidente próximo à cidade de Cerro Gordo de La Unión, na madrugada desta terça-feira (29). A aeronave tinha 72 passageiros - sendo 48 membros do clube, 21 jornalistas e três convidados - além de nove tripulantes. Segundo informações da Aeronáutica Colombiana, o avião foi obrigado a fazer um pouso forçado"¹.

Momento triste para o povo de Santa Catarina, que tem seu time como um exemplo de determinação, já que nos últimos quatros anos, se manteve na elite do futebol brasileiro, Série "A" do Brasileirão.  

Para quem gosta de futebol, um triste golpe. 

Confira a lista de passageiros do voo:

Atletas:
1. Danilo
2. Gimenez
3. Bruno Rangel
4. Marcelo
5. Lucas Gomes
6. Sergio Manoel
7. Felipe Machado
8. Matheus Biteco
9. Cleber Santana
10. Alan Ruschel
11. William Thiego
12. Tiaguinho
13. Neto
14. Josimar
15. Dener
16. Gil
17. Ananias
18. Kempes
19. Follmann
20. Arthur Maia
21. Mateus Caramelo
22. Aílton Canela

Comissão técnica:
22. Caio Júnior
23. Duca
24. Pipe Grohs
25. Anderson Paixão
26. Anderson Martins
27. Dr. Marcio
28. Gobbato
29. Cocada
30. Serginho
31. Serginho
32. Adriano
33. Cleberson Silva
34. Maurinho
35. Cadu
36. Chinho di Domenico
37. Sandro Pallaoro
38. Cezinha
39. Giba

Diretoria:
40. Plínio D. de Nes Filho
41. Nilson Folle Júnior
42. Decio Burtet Filho
43. Edir de Marco
44. Ricardo Porto
45. Mauro dal Bello
46. Jandir Bordignon
47. Dávi Barela Dávi

Convidados:
48. Delfim Peixoto Filho
49. Luciano Buligon
50. Gelson Meisão

Imprensa:
51. Victorino Chermont
52. Rodrigo Gonçalves
53. Devair Paschoalon
54. Lilacio Júnior
55. Paulo Clement
56. Mario Sergio Paiva
57. Guilher Marques
58. Ari Júnior
59. Guilherme Laars
60. Giovane Klein
61. Bruno Silva
62. Djalma Neto
63. Adré Podiacki
64. Laion Espindula
65. Rafael Henzel
66. Renan Agnolin
67. Fernando Schardong
68. Edson Ebeliny
69. Gelson Galiotto
70. Douglas Dorneles
71. Jacir Biavatti





Referência:

¹ http://www.acritica.com/channels/esportes/news/acidadente-cai-o-aviao-que-transportava-o-time-da-chapecoense-na-colombia (Acessado: 29/11/2016).




segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Um bordel chamado "Brazilia", na República Federativa de Corrupólis

(Luciano Roberto)

Não é desta Brasília que falo, apenas de um bordel com o nome parecido.

Brazilia era um puteiro úmido e sujo, verdadeiro lar para ratos. Fixada na maior favela do globo terrestre, Culândia. Localizada na capital da República Federativa de Corrupólis.

Brazilia exilava odores nunca sentido antes na história do seu país. Neste bordel, todas as noites, encontravam-se o resto da humanidade.

Edu Cunhado, era o cafetão e chefão da área. Mandava e desmandava no puteiro. O bordel era seu, Brazilia era sua. Ninguém tinha mais poder do que Edu Cunhado, ele era o poder. Sua vaidade transbordava em seu sorriso amarelado, pelo cigarro barato que fumava.

Em Brazilia as prostitutas viviam encanceradas. Ninguém usavam telefones, poderiam estarem bloqueados. As profissionais do sexo passavam o dia cuidando da beleza, para a noite lucrar com as fantasias dos seus clientes que buscavam prazer.

Uma vez, ou outra, Edu Cunhado permitia que elas fossem ao centro da cidade. Mas nem pensar em fugir. Caso tentasse, o resultado seria a morte.

Entretanto, nem tudo em Brazilia era ruim. Brazilia era um puteiro acolhedor. Acolhia a todos que pudessem contribuir com o seu sucesso.

Uma das pessoas acolhidas pelo bordel Brazilia, foi Luíza Silva. Nordestina guerreira, conhecia como ninguém os garimpos ilegais do país. Ilegalidade era normal em Corrupólis. Honestidade era algo que causava estranhamento. Luíza Silva ouviu falar de Brazilia e passou a sonhar em trabalhar no bordel. Conseguiu.

Luíza Silva tem uma história de vida sofrida. Quando era jovem, viajou de "pau de arara" de  sua terra natal. Tentou melhorar a vida nos garimpos. Foi no garimpo chamado "Serra Vestida", que Luíza Silva tornou-se profissional do sexo.

Luíza Silva só possui um mamilo no seio direito. O outro mamilo, do seio esquerdo foi dilacerado. Enquanto trabalhava, um garimpeiro bêbado mordeu com tanta força o mamilo do seu seio, que foi arrancado.

Ao chegar no bordel, conseguiu chamar a atenção de Edu Cunhado, o patrão.

Todas as prostitutas tinham que passar por uma avaliação de Edu Cunhado. Ele realizou o teste com Luíza Silva. Macaca velha, conhecedora do mundo do sexo, formada dentro dos garimpos de Corrupólis, Luíza Silva, surpreendeu Edu Cunhado. Maria Luíza tinha um dom, um triunfo que foi muito apreciado por Edu Cunhado.

Ela era genial em realizar contrações vaginal, conhecida vulgarmente como "bezerrinho". Edu Cunhado foi ao céu e voltou, ou seria ao inferno? Ficou louco! Imediatamente percebeu que Luíza Silva era uma mulher especial. Pensou: "Esta puta será apenas minha!"

Casaram-se. Com o passar do tempo, Luíza Silva passou a controlar Brazilia, mesmo sob os olhares desconfiantes de Edu Cunhado. Tiveram uma filha, deram o nome de Wanda.

Wanda era o codinome de uma jovem que havia lutado contra a ditadura civil/militar de um país chamado Brasil, que mais tarde se tornaria presidenta. Mas, sofreu um golpe. Edu Cunhado e Luíza Silva tinham um grande apreço por ela.

Wandinha conforme ia crescendo, aprendia tudo com a sua mãe. Mas o destino lhe deu uma rasteira, Luíza Silva ficou gravida novamente. Foi uma gravidez TEMERosa.

Foi na noite, 31 de agosto, que a criança veio ao mundo. Brazilia estava lotada. Luíza Silva começou a sentir as dores. Era o momento. Não daria tempo de chegar até o hospital.

Edu Cunhado orgulhoso gritou: "Meu filho homem nasceu!" Luíza Silva escutou o berro de Edu Cunhado, tentou falar alguma palavra: des...gra...ç... Morreu!

Seu corpo sobre o piso frio e sujo, uma mistura de cerveja choca, vômito, sangue, esperma e saliva. Acabara de nascer Michael Treme. Edu Cunhado era fã de Michael Jackson e Erasmo Carlos, o famoso "tremendão".

"A vida imita a arte". Feito o filme estrelado pelo famoso ator Brad Pitt, "O Curioso Caso de Benjamin Button", Michael Treme nasceu idoso.

Edu Cunhado ao realizar o seu maior sonho, ter um filho homem - em Corrupólis o machismo é uma realidade constante - entregou o poder do bordel de Brazilia a Michael Treme.

Wandinha foi internada em um colégio interno de freiras. Lá passou a viver sua tristeza. E Brazilia continuou sendo o bom e velho puteiro, na República Federativa de Corrupólis.

   

domingo, 27 de novembro de 2016

O livro do Paulo Henrique Amorim é... inútil!

(Luciano Roberto)

PHA e seu livro "Manual Inútil da Televisão e outros bichos curiosos"

"Olá, tudo bem"? Comigo as coisas vão indo. Eis, o bordão bastante conhecido do fantástico jornalista Paulo Henrique Amorim. Sou fã dele, PHA. Gosto das suas entrevistas, do jeito sério e sarcástico como escreve  suas crônicas,  no seu Blog Conversa Afiada.

Então, quando foi publicado o seu mais recente livro "Manual Inútil da Televisão e outros bichos curiosos", no último dia 22 de novembro, não tive dúvida, adquiri. E me estrepei!

Mas antes, é necessário registrar que comprei o livro ontem [26], na nossa imitação de liquidação desastrosa, mentirosa e manipuladora, que é o "Black Friday". Gostei de ouvir muitos consumidores, assim como eu, o termo "Black Fraude". 

Legal. Ficou mais parecido conosco, com a nossa cultura de corrupção e com a atual situação de escândalo, após escândalo de corrupção entre as "Vossas Excelências", os políticos. 

Nós, povo brasileiro, temos  a mania burra de imitar os estadunidenses, que simplesmente não sabem a diferença entre Brasil e Argentina. Talvez o único individuo brasileiro que já ouviram falar foi Pelé. Lembrei de mais dois que quase ia esquecendo: Carmem Miranda e provavelmente Tom Jobim, graças a sua Garota de Ipanema: "Olha que coisa mais linda, tão cheia da graça"...  

Acredito que a maioria dos estadunidenses não sabem quem é o atual presidente do Brasil. Aliás, o próprio povo brasileiro não sabe. Eu votei em Dilma Rousseff para presidente em 2014, e mais 54 milhões de brasileiros. Como Michel Temer é o atual presidente do país? Ah, lembrei: através do golpe de Estado! 

Com 212 páginas, textos curtos e fáceis de ler, muitas fotos de PHA - claro que as imagens deveriam ser dele mesmo - o livro está mais para um desabafo contra seus desafetos: Roberto Marinho, o falecido e poderoso chefão da TV Globo; Erineu Marinho, filho de Roberto Marinho, apenas filho mesmo; e  o diretor de jornalismo da Globo, Alberico da Souza Cruz.

Fora algumas poucas curiosidades, nada demais. Há várias páginas com uma única frase em destaque. Gostei muito da frase do General Médici, o presidente da Ditadura civil/militar (1964 -1985), que decretou o Ato Institucional número 5 - AI5. 

O AI5 deu licença para matar e torturar todos aqueles que tivessem ideias contrárias ao governo. Veja a beleza da frase do nosso presidente ditador: "Sinto-me feliz todas as noites quando assisto ao noticiário. Porque, no noticiário da TV Globo, o mundo está um caos, mas o Brasil está em paz"¹.

Algo me fez torna mais fã de Paulo Henrique Amorim, sua honestidade! Afinal, ele sabe que o seu livro é realmente um "manual inútil".











Referência:

¹ AMORIM, Paulo Henrique. Manual Inútil da Televisão e outros bichos curiosos. São Paulo: Editora Hedra, 2016. (pág. 22).