domingo, 27 de novembro de 2016

O livro do Paulo Henrique Amorim é... inútil!

(Luciano Roberto)

PHA e seu livro "Manual Inútil da Televisão e outros bichos curiosos"

"Olá, tudo bem"? Comigo as coisas vão indo. Eis, o bordão bastante conhecido do fantástico jornalista Paulo Henrique Amorim. Sou fã dele, PHA. Gosto das suas entrevistas, do jeito sério e sarcástico como escreve  suas crônicas,  no seu Blog Conversa Afiada.

Então, quando foi publicado o seu mais recente livro "Manual Inútil da Televisão e outros bichos curiosos", no último dia 22 de novembro, não tive dúvida, adquiri. E me estrepei!

Mas antes, é necessário registrar que comprei o livro ontem [26], na nossa imitação de liquidação desastrosa, mentirosa e manipuladora, que é o "Black Friday". Gostei de ouvir muitos consumidores, assim como eu, o termo "Black Fraude". 

Legal. Ficou mais parecido conosco, com a nossa cultura de corrupção e com a atual situação de escândalo, após escândalo de corrupção entre as "Vossas Excelências", os políticos. 

Nós, povo brasileiro, temos  a mania burra de imitar os estadunidenses, que simplesmente não sabem a diferença entre Brasil e Argentina. Talvez o único individuo brasileiro que já ouviram falar foi Pelé. Lembrei de mais dois que quase ia esquecendo: Carmem Miranda e provavelmente Tom Jobim, graças a sua Garota de Ipanema: "Olha que coisa mais linda, tão cheia da graça"...  

Acredito que a maioria dos estadunidenses não sabem quem é o atual presidente do Brasil. Aliás, o próprio povo brasileiro não sabe. Eu votei em Dilma Rousseff para presidente em 2014, e mais 54 milhões de brasileiros. Como Michel Temer é o atual presidente do país? Ah, lembrei: através do golpe de Estado! 

Com 212 páginas, textos curtos e fáceis de ler, muitas fotos de PHA - claro que as imagens deveriam ser dele mesmo - o livro está mais para um desabafo contra seus desafetos: Roberto Marinho, o falecido e poderoso chefão da TV Globo; Erineu Marinho, filho de Roberto Marinho, apenas filho mesmo; e  o diretor de jornalismo da Globo, Alberico da Souza Cruz.

Fora algumas poucas curiosidades, nada demais. Há várias páginas com uma única frase em destaque. Gostei muito da frase do General Médici, o presidente da Ditadura civil/militar (1964 -1985), que decretou o Ato Institucional número 5 - AI5. 

O AI5 deu licença para matar e torturar todos aqueles que tivessem ideias contrárias ao governo. Veja a beleza da frase do nosso presidente ditador: "Sinto-me feliz todas as noites quando assisto ao noticiário. Porque, no noticiário da TV Globo, o mundo está um caos, mas o Brasil está em paz"¹.

Algo me fez torna mais fã de Paulo Henrique Amorim, sua honestidade! Afinal, ele sabe que o seu livro é realmente um "manual inútil".











Referência:

¹ AMORIM, Paulo Henrique. Manual Inútil da Televisão e outros bichos curiosos. São Paulo: Editora Hedra, 2016. (pág. 22).      


Nenhum comentário:

Postar um comentário