(Luciano Roberto)
A questão do ENEM é a primeira página do livro Persépolis [Imagem: g1.globo.com]
Estou chateado! E não é para menos. Abri o site do g1.globo.com, e dei de cara com a obra em HQ - História em Quadrinhos - "Pérsépolis", da iraniana Marjane Satrapi.
Estou aborrecido! Comprei este livro depois que li "Maus - A história de um sobrevivente" - do estadunidense Art Spiegelman, que relata a história do seu pai, um jovem judeu polonês que sobreviveu ao holocausto, na 2ª Guerra Mundial (1939-1945).
Estou irado! A história de Marjane Satrapi é linda. Devido a perseguição cultural e religiosa xiita e a guerra entre o Iraque e o Irã [pátria da autora], ela foi morar na França. A obra de Marjane Satrapi virou filme com o mesmo título e não fugiu das características, desenho todo em preto e branco.
Estou puto! Sua HQ foi a terceira questão do ENEM. Aliás, os quatro primeiros quadrinhos. Na prova "branca" - já que foram 4 cores de provas, a resposta é a letra "E"! Eu não tenho ideia quem são os grandes sábios que elaboram as provas do ENEM, mas aparecem umas coisas nas provas que é complicado de entender.
Vamos lá! Tudo bem, a HQ de Marjane Satrapi é fabulosa, já vendeu mais de 400 mil obras na França. Penso que a questão caiu como uma "bomba" na prova de ontem [dia 05], "Ciências Humanas e suas Tecnologias".
Ou o ENEM não conhece a realidade das nossas escolas públicas, ou as nossas escolas públicas estão mil anos luz, longe do ENEM.
O Ministério da Educação [MEC], realiza escolha do livro didático para o Ensino Médio há cada quatro anos. Mas na hora "H", usa um livro de "HQ". Claro que não desejo que meus alunos fiquem bitolados a lerem e estudarem apenas os livros didáticos! Muito pelo contrário, desejo que eles leiam tudo!
Mas se realmente queremos uma educação mais democrática, queremos um ENEM mais justo. E a forma justa seria, escolher um único livro didático de Norte ao Sul do país. Volumes 1, 2 e 3, que correspondem aos anos do Ensino Médio.
Baseado no que realmente foi estudado, seriam elaboradas questões que possibilitariam aos alunos a competirem de igual, imagine uma cena que frusta qualquer aluno: o professor trabalhou o conteúdo X e passou uma avaliação Y. Quando vi a 3ª questão do ENEM, "Ciências Humanas e suas Tecnologias", fiquei frustrado. Trabalhei com os meus alunos X, e o ENEM cobrou Y.
Fui ler o "EDITAL Nº 10, DE 14 DE ABRIL DE 2016, EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM 2016"¹. Queria encontrar a referência para os conteúdos que foram abordados na prova. No edital, encontrei um endereço eletrônico que me levou a "Matriz de Referência ENEM"².
Na Matriz de Referência encontrei o que procurava: "Objetos de conhecimento associado às Matrizes de Referência"³, Ciências Humanas e suas Tecnologias. Não encontrei uma única referência a História do Oriente, muito menos sobre o Irã.
Persépolis: Dedicatória para minha filha Maria Vitória (5 anos)
Agora, vou explicar o motivo que me deixou chateado, aborrecido, irado e puto!
1. Tenho o livro Persépolis, gostei tanto do livro que fui pesquisar sobre a autora. Descobri o filme no Youtube, assisti com a minha filha de 5 anos e dei o livro para ela [Detalhe: minha filha Maria Vitória, já sabe ler e estuda em escola pública!].
2. Como gostei do filme, levei para os meus alunos do 3º ano do Ensino Fundamental 1, da Escola Municipal São Luiz, para assistirem.
3. Não passei o filme para os alunos do 3º Ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Gilberto Mestrinho. Nem nos meus melhores sonhos poderia imaginar que uma questão sobre o livro da iraniana Marjane Satrapi cairia no ENEM.
Se a questão fosse reformulada e apresentada a minha filha e aos meus alunos do Ensino Fundamental 1, não tenho dúvida que todos acertariam.
Ficaria assim a questão:
Questão 3. Observando os quadrinhos em preto e branco acima, diga qual é o título do livro?
A) A Turma da Mônica
B) O Menino Maluquinho
C) O Zeca Tatu
D) Tio Patinhas
E) Persépolis
Não tenho dúvidas, todos responderiam a letra "E"!
Referência:
¹ http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/edital/2016/edital_enem_2016.pdf (Acessado 06/11/2016).
² http://portal.inep.gov.br/web/enem/conteudo-das-provas (Acessado 06/11/2016).
³ Idem.