sábado, 4 de maio de 2024

Relembrar é preciso...

Professor Raimundo Rodrigues 

Depois de décadas sem ocorrer um único encontro, aconteceu neste sábado (4), uma agradável reunião entre os membros fundadores do GUTELV - Grupo de Teatro Lição de Vida.

Com idades entre 44 e 47 anos, os membros do antigo grupo de teatro que levou cultura ao bairro do Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus, no final dos anos 90, eram adolescentes e estudantes da Escola Municipal Themistocles Pinheiro Gadelha. 

O GUTELV foi idealizado e liderado pelo  Professor Raimundo Rodrigues.

O grupo de teatro era formado por Cleodomar Viana, Graças Medeiros, Ivete Azevedo, Helena Alves, Neire Souza, e este que lhe escreve.

Sem poder participar devido a distância,  Neire Souza que hoje mora em Portugal, deu o seu alô via chamada de vídeo.  

Política, artes, educação e família foram alguns dos assuntos debatido nesta bela tarde de sábado. 

O GUTELV, foi inspiração e o meio de furar a bolha da desigualdade social em que seus  membros pertenciam. Como citou Ivete Azevedo, "ninguém enriqueceu, mas todos vivem uma vida digna".

A missão do GUTELV, talvez ainda não tenha terminado. Haverá uma próxima reunião em 1° de junho. Um dos temas já decidido para ser tratado é "A formação de uma nova esquerda progressista". 

Então, vamos lá!


sexta-feira, 3 de maio de 2024

Série Bebê Rena e o escárnio do mundo real

Imagem/Reprodução

O que você seria capaz de fazer para alcançar sucesso, fama e dinheiro?  Um dos temas da Série da Netflix "Bebê Rena", trata desse assunto, assim como outros temas que fazem parte desse processo de metamorfose em que a sociedade global vem passando, graças a internet.

Baseado em fatos reais, na vida do comediante escocês  Richard Gadd (Donny), autor e protagonista da série , antes de invadir as telas, a série também foi uma peça de teatro. 

Tratando de uma situação enfrentada por Gadd, em 2015, quando ele conheceu uma mulher que na série é a personagem Martha Scott. 

Donny torna-se vítima de stalker, palavra inglesa que significa "perseguidor" em português. Stalker "é aplicada a alguém que importuna de forma insistente e obsessiva uma outra pessoa que, em muitos casos, é uma celebridade. A perseguição pode levar a ataques e agressões"¹.

Chama atenção o fato de Donny ser apenas uma pessoa comum, buscando o seu lugar ao Sol como qualquer outra pessoa e mesmo assim foi perseguido. O cara simplesmente recebeu cerca de "41.071 e-mails, 350 horas de mensagens de voz, 744 tweets, 46 mensagens no Facebook e 106 páginas de cartas"².

Um dos pontos altos que tem tudo haver com a interrogação do primeiro paragrafo é a relação entre Donny e Darrien (Tom Goodman-Hill).

Darrien  é "um escritor da indústria de televisão que oferece ajuda a Donny para chegar aos escalões mais altos do mundo da comédia"³.

Donny é drogado, sofre abuso sexual  e é violentado por Darrien. Essa violência ocorre pelo fato de Darrien prometer sucesso, fama e dinheiro. 

A série "Bebê Rena" causa uma mistura de sentimentos que vai do desprezo a compaixão. Sua classificação é de 18 anos.     

Não indicaria, mas não deixaria de assistir.



 

Referência:

¹https://www.significados.com.br/stalker/ (Acesso: 03/05/2024)
²https://olhardigital.com.br/2024/05/03/cinema-e-streaming/bebe-rena-e-baseada-em-historia-real/
(Acesso: 03/05/2024).
³https://www.bbc.com/portuguese/articles/ce9rzyz8d4vo (Acesso: 03/05/2024).

 

quinta-feira, 2 de maio de 2024

Enchente

Só quem já teve a casa invadida pela água da chuva, rios ou igarapés, sabem a dor e o sofrimento de tal violência. 

A água chega devagarinho, fica ali, a poucos metros da sua porta - isso quando a enchente dar sinais que vai invadir a sua residência - o coração ainda cheio de esperança, leva  você a pensar:

-Não vai invadir...

Mas o seu pensamento não passa de ilusão, a invasão é inevitável. Você começa a levantar os móveis possíveis, salvar os bens materiais mais caros: televisão, geladeira, sofá, cama, fogão, entre outros, mas toda ação é inútil. 

Não há respeito por parte da água. Não há barreira que impeça a água. Ela invade sem piedade. Talvez reivindicando o espaço que outrora pertencesse apenas a ela, a invasora água.

O móveis suspensos começam a cair. Sua mente não consegue reconhecer o caos. Tudo misturado e engolido pela água barrenta.

Só existe uma saída racional. Deixar, mesmo contra a sua vontade, aquele lugar chamado lar. Levar o que é possível, talvez documentos e alguma muda de roupa.

De longe você observa a água aumentando, a cada minuto. Engolindo parede por parede de sua triste casa violentada.

Apenas uma enorme tristeza incompreensível toma conta do seu coração. Tudo o que foi conquistado com muita luta e suor se vai, e vira um amontoado de entulho.

Para você e sua família, restou apenas a vida. Ninguém ferido. Nenhuma vida perdida. Então você agradece em seus pensamentos e orações.

- Obrigado meu Deus!

Não há mais nada a fazer, a não ser esperar a água baixar, para então seguir em frente... 

(Para o povo gaúcho do Rio Grande do Sul)  

quarta-feira, 1 de maio de 2024

Amazonas enfrenta Flamengo no Maracanã pela Terceira Fase da Copa do Brasil

Amazonas Futebol Clube

Ocorreu hoje, 1° de maio,  Dia do Trabalhador, feriado nacional o primeiro de dois jogos entre o Amazonas  e o Flamengo pela Copa do Brasil , terceira fase.

Um jogo que merece registro, pois, depois de 24 anos o Futebol Amazonense volta ao cenário nacional. 

Fundado em 23 de maio de 2019, o Amazonas Futebol Clube vem chamando atenção devido ao seu pouco tempo de história, apenas 5 anos.  

Nesse curto período, a "onça pintada" conquistou o título do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2023, Série C.

O Amazonas tem a Onça pintada como mascote. O time também é conhecido como a "Onça Pintada da Zona Leste de Manaus".

O time começou o jogo com os seguintes jogaodres: Edson Mardden, Patric, Alvariño, Diogo Silva, Fabiano, Judá, Pará, Matheus Serafim, Sassá e William Barbio. 

O jogo terminou Flamengo 1 x Amazonas 0. O gol foi feito pelo atacante rubro negro Pedro, aos 29 minutos do primeiro tempo.

Bom para o Amazonas, ruim para o técnico Tite, que recebeu vais dos torcedores do Flamengo, ao final da partida.

O próximo jogo acontecerá no dia 22 de maio, na Arena da Amazônia, em Manaus. 

O Amazonas volta vivo!




Referência: https://pt.wikipedia.org/wiki/Amazonas_Futebol_Clube (Acesso: 01/05/2024)

terça-feira, 30 de abril de 2024

Escola Estadual Gilberto Mestrinho: 37 anos de história (Parte 2)

Homenageados e egressos

O turno noturno não poderia ficar de fora dessa grande festa, são 37 anos dessa escola querida, carinhosamente chamada de GM.

Fundada em 27 de abril de 1987, a escola tem uma rica contribuição com o desenvolvimento intelectual, social e cultural da comunidade do bairro Colônia Antônio Aleixo.

O evento noturno foi apresentado pelas professoras Rosilene Belo e Karine Araújo. Um dos pontos alto da festa foi a participação dos convidados egressos, ex-alunos que hoje trabalham na escola  e na comunidade.

Com iniciativa do professor João Batista, foram convidados os professores e profissionais que continuam morando no bairro e contribuindo para o seu desenvolvimento. Para o Professor João Batista "essa ideia surgiu com os demais professores em reunião, o objetivo era fazer com que os alunos pudessem se espelharem nesses grandes profissionais". 

Estavam presentes no evento os seguintes convidados: Arnoldo Costa, Edenilton Silva, Fernando Almeida, Hélio Gonçalves, Karla Kelce, Luciana Guedes, Noélia Vinente Pereira, Maria Suziany Araújo e Sabrina Dorval, hoje atual Gestora da escola.

A Gestora da Escola Municipal São Luis, Noélia Vinente, foi professora por 5 anos na escola no período entre 1988 a 1993. Comentou que "foi uma emoção muito grande, pois essa escola era como um diamante da comunidade. Tivemos cursos importantes aqui. Além do mais, os alunos deixaram de irem para outros bairros e passaram a estudar na própria comunidade". 

Com atraso de 3 anos, o famoso professor Hélio Gonçalves chegou no GM em 1990. Lembra "que a escola era muito organizada, a disciplina era importante e o momento cívico e religioso era fundamental". 

O professor Arnoldo Costa lembra que fez parte da primeira turma de 1987. Para ele "era um tempo bom, onde os alunos entravam quase sempre às 14h, pois os professores chegavam atrasados devido a falta de ônibus. Só podíamos entrar quando os professores chegavam. Era um tempo de muita união entre os alunos".

Outro momento que chamou a atenção do evento,  foi a presença da antiga pedagoga Kátia Regina, que nos deixou este ano graças a sua aposentadoria. Para a Pedagoga Kátia Regina, participar desse evento "tem a importância de rever os colegas antigos e ver como a escola continua sendo o melhor lugar onde acontece o conhecimento".

O evento terminou com o desfile Garoto e Garota GM. Venceram a competição os alunos Erick Costa e Sther Nancy. Para a aluna Sther o desfile "foi um momento muito emocionante".

Atenta a tudo, a Gestora Sabrina  Dorval considerou que o evento "foi um sucesso, sendo que a noite nunca decepciona". 

Leitura da poesia

Garoto e Garota GM

Erick e Sther (Vencedores)


Karine, Luciano e Maine 

Apresentadoras: Rose e Karine

Prof. João e Kátia

Prof. Davi

Profa. Fran

Gestora Sabrina

Pedagoga Regina


       

Escola Estadual Gilberto Mestrinho: 37 anos de história

Aconteceu hoje, dia 30 de abril, no turno vespertino, três dias depois da data oficial do aniversário da Escola Estadual Gilberto Mestrinho, a tão esperada festa de comemoração. Aliás, não é todos os dias que uma escola faz 37 anos de história!

O evento iniciou com as apresentações das alunas do 3° Ano 01, Bruna Suyanna e Daniela Silva que conduziram o evento. Após a fala das apresentadoras, começou a exposição de um belo vídeo produzido pelos alunos do terceirão. 

O vídeo trazia relatos de professores e alunos sobre a sua vivência na escola. Com pouco mais de 10 minutos, a produção audiovisual teve uma boa recepção por toda comunidade estudantil.

Após a apresentação do vídeo, teve início o desfile do Garoto e Garota GM, com os casais: Kleberson Santos e Yasmim Machado 1° 02,  Hiago Cunha e Cibeli da Silva 2° 01, Marcos dos Santos e Bianca da Silva 2° 02, e  Neandro da Silva e Marcela Galvão 3° 01.

Finalmente, as apresentações das maquetes que representavam o prédio da escola. Foram criadas cinco maquetes, sendo a primeiríssima lugar o 2° 02. A representante da turma Karla Paloma, 15, falou "que foi um momento bastante trabalhoso, pois passamos uma semana fazendo cada detalhe da maquete. O material foi caro, mas todos contribuíram, para o sucesso do nosso trabalho".

Os vencedores foram anunciados pelo professor Valdenizo Batista. Apesar de uma certa resistência, não havia dúvida, a maquete do 2° 02, venceu o grande desafio.