Momento de união
Até anteontem (literalmente), o Advogado Marcelo Amil se apresentava como Pré-candidato pelo PSOL, para disputar a Prefeitura de Manaus. Comemorou quando o seu nome saiu na Pesquisa Atlas/CNN - Manaus¹, com 0%, de intenção de voto.
Mas quando foi ontem (novamente, literalmente), a Advogada Natália Demes, foi escolhida oficialmente pelo PSOL, como a Pré- candidata a Prefeitura de Manaus.
A disputa em conferência dentro do próprio partido é legítimo e um ato democrático. O problema é quando a disputa ocorre com acusações de um lado, ou mesmo de ambas as partes.
Segundo a Revista Cenarium,"o advogado e filiado ao Partido Socialismo e Liberdade (Psol) em Manaus Marcelo Amil acusa a também advogada e presidente da sigla na capital amazonense, Natalia Demes, de praticar improbidade administrativa por meio da empresa onde atua como sócia. Ao diretório no Amazonas, ele protocolou, no último dia 13, uma representação contra a colega de partido, e pediu o afastamento dela das atividades partidárias."².
Já Natália Demes, "acusou Marcelo Amil de violência política de gênero e de espalhar fake news contra ela"³.
Tal situação, deixa claro um racha dentro do PSOL, em Manaus. E isso não é nada bom! Mais do que nunca, os partidos progressistas e suas lideranças devem unir forças para combater o bolsonarismo, um espectro que continua vivo e segue a passos firmes para alcançar o máximo de prefeituras possíveis em todo o Estado brasileiro.
Em Manaus, a melhor estratégia hoje, seria todos os partidos progressistas, de esquerda, abraçarem a candidatura de Marcelo Ramos, PT. Uma disputa de ego e interesses pessoais não cabem na atual conjuntura política da nossa cidade.
Quem ganha com o PSOL dividido? A resposta é muito simples: a extrema direita!
Referência:
¹https://www.cnnbrasil.com.br/eleicoes/amon-tem-211-david-207-e-capitao-alberto-178-diz-atlas-cnn-em-manaus/ (Acesso: 20/05/2024).
²https://revistacenarium.com.br/pre-candidato-a-prefeito-do-psol-em-manaus-acusa-colega-de-partido-decorrupcao/ (Acesso: 20/05/2024).
³Idem.