sábado, 26 de novembro de 2016

Adeus, Comandante Fidel Castro!

(Luciano Roberto)

Fidel Castro [1926 - 2016].

Morrer é tão natural quanto nascer. Ontem [25], morreu Fidel Castro, aos 90 anos de idade. Ao lado do seu irmão Raul Castro, Ernesto "Che" Guevara, Camilo Cienfuegos, entre outros, Fidel lutou contra a tirania do ditador Fulgêncio Batista. Por ironia do destino, também tornou-se um ditador. Realizou a famosa Revolução Cubana em 1959.

Amado por alguns, odiado por outros, Fidel Castro levou a pequena ilha de Cuba, a diminuir drasticamente o analfabetismo. Quanto a saúde, Cuba já foi considerada um modelo a ser seguida pela Organização Mundial de Saúde. Não a toa, tornou-se a principal parceira do Brasil no "Programa Mais Médicos", desenvolvido pela ex-presidente Dilma Rousseff.

Fidel Castro soube como ninguém se perpetuar no poder. Foram mais de cinco décadas na liderança do governo cubano. Ao sair, feito uma monarquia de Cuba, entregou hereditariamente o governo a Raul Castro.

Na América Latina, Fidel Castro foi o inimigo número 1, dos Estados Unidos. Dono de uma oratória fora do comum, seus discursos eram longos e chegavam a serem tediosos.

Após a Revolução de 1959, Cuba sob a liderança de Fidel, tornou-se aliada da extinta União Soviética. Foi palco da Guerra Fria, e responsável pelos momentos mais tensos neste período, quando o líder soviético Nikita Kruschev tentou enviar armas nucleares para ilha de Fidel.

Sob a retaliação estadunidense, o embargo comercial parece ter deixado Cuba congelada no tempo, mais precisamente nos anos 60.

A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas chegou ao fim no começo dos anos 90. Em 1989, o famoso Muro de Berlim foi destruído. Rússia, antes a principal aliada de Cuba, precisava se recuperar, abrir suas portas para o capitalismo e deixou os cubanos seguirem  a própria sorte.

Muitos cubanos abandonaram a ilha de Castro. Numa tentativa quase suicida, lançavam-se ao mar com objetivo de chegar nos EUA em embarcações improvisadas.

Nos últimos anos, Fidel Castro conseguiu fôlego econômico no petróleo venezuelano, do seu amigo e também falecido, Hugo Chávez.  

Nunca fui admirador de Fidel Castro. Pelo fato de existirem hipóteses que ele seria responsável pela morte do segundo homem mais forte da Revolução Cubana, Ernesto "Che" Guevara. Fidel não teria dado suporte suficiente para que "Che" conseguisse realizar a revolução na Bolívia. Morreu em 9 de outubro de 1967.

Fidel morreu. Seu nome, seus atos, seus sonhos, suas frases, seus objetivos, suas ambições, agora pertencem a História. Não admiro-o, mas respeito sua biografia. Adeus, Comandante Fidel Castro! 

      

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Escola Municipal São Luiz dá um show de queimada

(Luciano Roberto)

Professores Jobson Barbalho e Emanuel Silva, com as alunas da São Luiz

Quem nunca brincou pelo menos uma vez na vida de "Queimada". Pois é, este jogo foi uma da modalidades da "Caravana da Cidadania nas Escolas e Comunidades". Uma parceria SEDUC, SEMED e Secretaria de Segurança Pública.

O jogo ocorreu na quadra da Escola Estadual Áurea Pinheiro Braga, localizada no bairro Cidade do Leste.

Das vinte escolas que competiram nesta modalidade, duas realizaram a grande final hoje, foram: Escola Municipal São Luiz e o CETI Professora Cinthia Regia. Se levarmos em conta as estruturas físicas das duas escolas, seria uma disputa entre Davi e Golias.

Mas o esporte não é feito de estrutura física. O esporte é feito de amor, dedicação e vontade. São qualidades que os professores de Educação Física da São Luiz, Emanuel Silva e Jobson Barbalho passam para os alunos.

A São Luiz deitou e rolou em cima do CETI Cinthia Regia, a superioridade foi gritante. A "queimada" é dividida em três etapas, assim como "as partidas de vôlei são disputadas em cinco sets, conseguindo a vitória quem tiver mais pontos, ou em três sets de 25 pontos"¹.

Dividida em três etapas, as jogadoras da São Luiz venceram facilmente as duas primeiras etapas, não sendo necessária realizar a terceira.

Premiação: Alunas da São Luiz e o professor Emanuel.

Uma da principais jogadores da São Luiz, a aluna do 6º Ano "A", turno vespertino do Ensino Fundamental 1, Ana Célia, 11 anos, fez o seguinte comentário: "Treinamos muito, tivemos garra, união e vontade de ganhar. Nosso professor Emanuel é muito importante para nós, pois sem as suas instruções não estaríamos aqui, e nem tínhamos ganhado".

Recentemente, os grandes sábios do MEC, penso que todos possuem o mais auto grau de titulação acadêmica "pós-doc", decidiram sozinhos na tendenciosa Reforma do Ensino Médio, que a Educação Física deixaria de ser obrigatória no Ensino Médio. Nossos pensadores não se importaram nem mesmo em consultar os professores de Educação Física, os principais interessados.

As mentes pensantes do MEC neste governo golpista de Michel Temer, não se importam com a Educação Física, Filosofia, Sociologia e Artes nas escolas públicas, simplesmente pelo fato de ignorar a realidade destes profissionais que se entregam em uma causa que eles abominam: desenvolver cidadãos críticos no Brasil!








¹http://portalsuaescola.com.br/regras-do-volei/ (acessado: 25/11/2012).

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

O PT matou as minhas útopias

(Luciano Roberto)

O PT traiu a si mesmo!

Acabei de receber uma mensagem de um amigo, Fernando Almeida. Era um artigo escrito por Leonardo Boff, com o título: "Nós erramos". O texto me levou a pensar no meu tempo de militância política, onde estava infectado por ideologias que levariam a igualdade social, uma sociedade mais justa, onde todos poderiam gozar de suas intelectualidades, habilidades, não haveria fome e nem miséria.

Durante toda a minha adolescência e juventude passei a acreditar nestas utopias. Acreditava que o revolucionário argentino Ernesto "Che" Guevara, não havia morrido em vão na Bolívia, tinha perdido a vida por ideias nobres,  por uma revolução justa. Quem não desejaria uma morte honrada como a de "Che"? 

O artigo de Leonardo Boff, interroga e lamenta: "Por que abandonamos as periferias; tratamos os movimentos sociais como menos importantes; e fechamos as escolas e os centros de formação de militantes? Fomos contaminados pela direita. Aceitamos a adulação de seus empresários; usufruímos de suas mordomias; fizemos do poder um trampolim para ascensão social".

O PT esqueceu de suas origens, o PT tornou-se aliado dos nossos inimigos, o PT abandonou suas ideologias, e consequentemente,  deixou o Brasil em segundo plano. O primeiro plano eram as ambições do próprio  PT.

Mas tudo que está acontecendo no Brasil é culpa do PT? Claro que não! Porém, o PT tinha  obrigações sólidas, pois foi um governo que surgiu do seio do povo, feito para o povo e que deveria trabalhar pelo povo. O PT não podia errar, o PT permitiu que suas ambições superassem seus ideais.

Lembro de cada detalhe, meu subconsciente guarda em um lugar seguro a fala de Lula, quando assumiu a presidência em 1º de janeiro de 2003. Dizia o presidente: "Eu que tantas vezes fui acusado de não possuir um diploma de Ensino Superior, recebo o meu primeiro diploma: Diploma de Presidente da República Federativa do Brasil". Diante da televisão, via o sonho de um operário, de um povo chegar no mais alto grau do poder político: Presidente do Brasil.

O Brasil se desenvolveu muito durante o governo Lula. Ninguém pode argumentar ao contrário. Neste período, durante uma gestação de 13 anos, a ambição do PT começou a ser parido das entranhas da corrupção, surgiram dólares na cueca, o mensalão, a lava jato e sabe lá, o que mais!

O PT traiu suas ideologias, traiu o povo brasileiro. O PT matou sonhos e utopias de jovens, adultos, artistas e intelectuais. O PT matou minhas utopias! 

Utopias destruídas são feitos pássaros da mitologia grega, assim como a Fênix, das cinzas renascerá. Mas o PT  meu caro Fernando Almeida, para mim morreu abraçado aos seus erros!