sábado, 5 de novembro de 2016

Los Hermanos, PEC 241 e a Reforma do Ensino Médio

(Luciano Roberto)

Ana Júlia e o seu discurso na Assembleia do Paraná

Quem é hoje coroa, como eu, já curtiu e curti a banda carioca de rock alternativo "Los Hermanos". A banda surgiu em 1997, mas estourou mesmo em 1999, com a música "Anna Júlia". A banda tinha a seguinte formação no primeiro sucesso: Marcelo Camelo, Rodrigo Amarante, Rodrigo Barba, Bruno Medina e Patrick Laplan.

Ouvi pela primeira vez "Los Hermanos", no carnaval de 2000. Não que eu seja um apto carnavalesco, mas sou fã do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba A Grande Família.

Sou torcedor aguerrido da querida Grande Família, fundada em 19 de março de 1986. Localizada no bairro São José I, Zona Leste de Manaus.  

Estava em frente ao Centro de Convenções de Manaus, mais conhecido como Sambódromo, no bairro do Alvarada. Junto ao um grupo de colegas. Não entramos para assistir o desfile da Grande Família, ficamos numa barraca de bebida tomando "capeta", uma caipirinha pra lá de gostosa! 

Na barraca havia uma caixa de som. Em pleno carnaval o cara tocava e nós pedíamos para ele  repetir "Anna Júlia". Começávamos a dançar em círculo e gritar o refrão bem alto da música: "Oh, Anna Júliaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa".

Minha sobrinha caçula, também chama-se Ana Júlia. Mas não é dela que quero falar.

Quero falar da estudante paranaense Ana Júlia, 16 anos, franzina, parda, cabelos longos, corajosa e inteligente. Típica adolescente brasileira, cheia de sonhos e ousadia. Vi o seu discurso no Youtube [10 minutos], enfrentando velhos políticos oligárquicos do nosso país. Seu discurso me levou a lágrimas. 

Na Assembleia Legislativa do Paraná, Anna Júlia não falava apenas pelos estudantes do seu Estado, discursava em nome de todos os estudantes do Brasil. Sua indignação é a mesma que sentimos, quanto a política golpista do Governo Temer.

"Ora brava, ora doce, a jovem falou em tom de desabafo pelos estudantes que estão enfrentando um verdadeiro rolo compressor na Educação com a chegada do Governo Temer: as previsões de cortes de investimentos nas escolas públicas com a PEC 241, uma proposta de reforma do Ensino Médio com um projeto que não está sendo debatido, e outro que quer interferir no currículo chamado Escola Sem Partido. “A quem a escola pertence?”, questionou ela logo de cara, lembrando que o ‘rolo compressor’ das reformas vai chegar a seus filhos e netos. “A reforma na educação é prioritária, mas precisa ser debatida, conversada”, defendeu ela na tribuna"¹.

Um dos momentos de maior tensão, é quando Ana Júlia fala sobre a morte do estudante Lucas Eduardo Araújo Mota.

Um dos principais cientista do Brasil, Paulo Artaxo da Universidade de São Paulo [USP], conceitua a PEC 241 como "uma filosofia do atual governo de não valorizar a educação desde os níveis mais fundamentais, de não valorizar o desenvolvimento científico e tecnológico. Isto é uma questão estratégica e fundamental para o país que o atual governo não só não quer apoiar nos próximos anos como também está alterando a Constituição para um atraso nos próximos 20 anos. É muito sério para as gerações futuras"².

Estamos vivendo um momento conturbado na história presente do Brasil. Recentemente, tivemos impeachment da ex-presidente Dilma Roussef . O primeiro ocorreu com Fernando Collor de Mello, em 1992. De um impeachment para outro, já se passaram 24 anos!

Quero pensar, mesmo que seja romanticamente uma suposição, que os pais de Ana Júlia, embalados pela música dos "Los Hermanos", conceberam a vida da adolescente, que realizou um discurso de pouco mais de dez minutos, e trouxe um pouco de esperança e reflexão.

Neste momento, "eu me sinto sozinho, eu me afogo em solidão. Oh, Anna Júliaaaaaaaaaa"!









Referência:

¹ http://brasil.elpais.com/brasil/2016/10/27/politica/1477567372_486778.html
(Acessado: 05/11/2016).

²http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2016/10/12/pec-condena-pais-a-atraso-intelectual-de-20-anos-diz-cientista-da-usp.htm (Acessado: 05/11/2016).

Indicamos que você assista no Youtube o "Discurso da estudante Ana Júlia" e tire as suas próprias conclusões: https://youtu.be/2XGEyaiHWpk 

Nenhum comentário:

Postar um comentário