quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Quantas curtidas recebem os idiotas que compartilham as imagens dos corpos mutilados dos jogadores da Chapecoense no Facebook?

(Luciano Roberto)

A maldade atrás das redes sociais

Quanto mais progresso, tecnologia e racionalidade, menos sensível parece ficar a sociedade. A falta de sensibilidade e humanidade foram trocadas por curtidas e compartilhamentos nas redes sociais. Uma insanidade do nosso tempo. Tudo é supérfluo: dor, medo, tristeza, amor, felicidade, caráter, respeito etc, etc.

Testemunhamos o desenvolvimento de uma geração que valoriza o artificial, aquilo que é descartável. Uma imagem registrada de um momento feliz com a família, pode ser imediatamente descartada para dar espaço a uma fotografia de um desastre. Ora, alcançar um maior número de curtidas com a desgraça dos outros, é uma possibilidade real.

Por que as redes sociais estão infectadas de vídeos e imagens repugnantes da maldade humana? O filósofo inglês Thomas Hobbes [1588 - 1679], autor da obra "Leviatã", responde esta pergunta com uma frase simples e cruel: "o homem é o lobo do homem".

"A natureza humana para Hobbes é má. O homem é mau, não presta. Essa tese se encontra na obra "O Leviatã", inspirada em uma figura mitológica, que é uma serpente que fez um acordo com os homens. Na medida em que os homens não cumprem o acordo, a serpente vem e os devora”¹. Nossa serpente atual, são as redes sociais.

Compartilhar imagens dos corpos mutilados, no momento de grande dor, não seria maldade? Aliás, monstruosidade!

Será que o idiota - palavra que vem do grego e significa "indivíduo ignorante" - não percebe que além das imagens digitalizadas na tela do computador ou do smartphone, existem histórias! Atrás de suas histórias existem vidas!

Imagine a cena de uma mãe, ou pai, vendo a imagem do corpo de seu filho mutilado nas redes sociais. Um pedaço de uma perna, metade de um braço, crânio quebrado com a massa encefálica espalhada pelo chão.  Embaixo da imagem um número irreconhecível: 10 milhões de curtidas!

As imagens dos corpos mutilados dos jogadores da Chapocaense chegaram até a mim. Vi uma única imagem, das mais de 40. Fiquei indignado. 

Conseguir qualquer beneficio através do sofrimento do outro, mesmo que seja uma simples "curtida" no Facebook, é apenas um exemplo da maldade humana. As redes sociais estão cheias desses exemplos.









Referência:

¹http://g1.globo.com/pernambuco/vestibular-e-educacao/noticia/2013/11/para-o-filosofo-ingles-hobbes-o-homem-e-essencialmente-mau.html (acessado: 30/11/2016).

4 comentários:

  1. Bem antes do filósofo, a bíblia já relata que a natureza do homem é má. Não podemos esperar algo melhor da sociedade que é corrupta e alienada.. Onde grande parte da população ainda gasta sem ter condições para assistir uma partida de futebol e UFC, o país que aliena a sociedade e na sequência usam o slogan de uma pátria educadora.. O Brasil se comporta como na antiga Roma quando os imperadores davam pão e circo ao povo.. No caso do Brasil futebol entre outros.. O que é realmente é interessante não se curti..

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você Ricardo. Só um detalhe quanto ao slogan:"Pátria educadora", era do governo da presidenta Dilma Rousseff, e não do atual governo golpista Michel Temer. Obrigado pelo comentário, até mais!

    ResponderExcluir
  3. Professor, "a humanidade é uma causa perdida."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é muito jovem para pensar assim! Aliás, sei que você é um cara que pode ajudar a fazer a diferença. Um abraço!

      Excluir