sexta-feira, 14 de junho de 2024

Historiadora Lilia Schwarcz na ABL

Historiadora Lilia Schwarcz
Imagem/Reprodução 

Toma posse hoje (14/06), da Academia Brasileira de Letras - ABL, a historiadora Lilia Schwarcz.

Lilia Schwarcz, será a décima primeira mulher a ocupar uma cadeira de imortal na ABL.

Uma das maiores historiadoras do país. Ganha a ABL, por reconhecer a importância dessa intelectual para a preservação e construção da História do Brasil.

"Lilia Schwarcz é graduada em História e doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, onde leciona atualmente no Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). 

A antropóloga também atua como visiting professor (professora convidada, em tradução livre) na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, e é cofundadora – com seu marido, o editor Luís Schwarcz – da Companhia das Letras, a maior editora do Brasil. 

Seu trabalho e pesquisas têm como foco as estruturas raciais e formação da identidade nacional brasileira, abordando temas como o racismo, a escravidão e o período imperial do Brasil de forma crítica. 

Ela também é membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan e do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da República"¹

Referência:

¹https://jornal.usp.br/cultura/lilia-schwarcz-e-eleita-como-imortal-da-academia-brasileira-de-letras/ (Acesso: 13/06/2024).


Nenhum comentário:

Postar um comentário