sábado, 8 de junho de 2024

Geraldo Vandré: o gênio que criou "Para não dizer que não falei das flores"

Geraldo Vandré - Imagem/Reprodução

Nascido em 12 de setembro de 1935, o advogado paraibano Geraldo Pedrosa de Aráujo Dias (89), sempre "advogou em causa própria". O mesmo é conhecido pelo nome artístico de Geraldo Vandré.

Geraldo Vandré, músico, poeta e compositor é o gênio que criou a música "Para não dizer que não falei das flores", canção que praticamente virou o hino que marcou toda uma geração que enfrentou o período da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985).   

Também conhecida como "Caminhando e Cantado", foi essa canção que consagrou Geraldo Vandré como um dos grandes músicos do país.

Mas, a música que consagrou Geraldo Vandré, levou-o ao exílio e a prisão.

Era o ano de 1968, quando foi decretado o Ato Institucional Número 5, o  AI-5, no governo de Artur Costa e Silva. O AI-5, dava total poder ao governo militar. Entre eles, o poder de censurar e prender qualquer individuo que se opusesse ao regime militar.

Artur Costa e Silva - Imagem/ Reprodução

Muitos artistas foram presos e exilados do Brasil. Geraldo Vandré, que iria realizar um show em Brasília, optou pelo autoexílio, indo para o Chile, passando por países da América Latina e Europa.

Retornou para o Brasil, em 1973. Foi preso pelo Departamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna - DOI-CODI, que era uma agência de repressão política subordinada ao Exército. Nos porões do DOI-CODI, muitos estudantes, intelectuais e artistas foram torturados e mortos, como o caso do jornalista Vladimir Herzog.

Vladimir Herzog - Imagem/Reprodução

É nesse período que literalmente morreu o artista e surgiu o mito. Geraldo Vandré, abandonou os palcos e passou a viver no anonimato, dedicando-se ao serviço público.

O que teria acontecido durante o período em que foi preso? Que tipo de tortura sofreu? São questionamentos que Geraldo Vandré, nunca respondeu. 

Em suas entrevistas, Geraldo Vandré é cauteloso com as palavras. Parece censurar cada frase, demostra viver em um eterno exílio mental.

Para saber mais:

Geraldo Vandré / Canal Livre: https://www.youtube.com/watch?v=4gy8z5OMjVs 

Cantor símbolo da luta contra a ditadura militar sofreu "lavagem cerebral" para abandonar a carreira? https://www.youtube.com/watch?v=bRkuGr6VrxQ

Geraldo Vandré - Entevista: https://www.youtube.com/watch?v=uIb-QqS29ik 

2 comentários:

  1. Cantei muito essa canção Para não dizer que não falei das flores!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a lembrança, histórica 👏

    ResponderExcluir