No tempo em que a Revista Superinteressante, era interessante, fui leitor quase compulsivo dela. Era final dos anos 1990. Cheguei a ser assinante da revista. Lia as matérias bem devagar, relia e esperava a próxima edição.
Ciência e história, tudo me fascinava. Continuo lendo alguma coisa, passei a seguir a Superinteressante no Facebook. Ainda leio, mas não com o mesmo entusiasmo de outrora.
Havia uma sessão na Superinteressante chamada "E se..." Explorava-se um determinado tema e algum repórter escrevia um ponto de vista oposto. Tive que vasculhar meu anárquico acervo. Encontrei algumas revistas com as temáticas da sessão. Veja: "E se... Todos os humanos fossem da mesma cor? E se... A Terra girasse para o outro lado? E se... Roma não tivesse caído?"
Enfim, o meu "se", é a interrogação acima: E se... Lula fosse presso?
O Brasil finalmente seria palco de uma guerra civil? Oprimidos contra opressores. Trabalhadores, artistas, intelectuais, estudantes, movimentos sociais de um lado. Do outro lado, as elites empresariais, os três poderes: judiciário, legislativo e executivo.
O exército brasileiro na rua. Jogando bomba de efeito moral, prendendo jovens, torturando artistas, liquidando intelectuais.
Enquanto isso, o povo em frente a TV Globo, usando as únicas armas: pedras e brados sufocados.
Tudo parado. De Norte ao Sul do Brasil o caos tomaria conta das ruas. Homens, mulheres e jovens seriam assassinados, a todo momento seus corpos estariam expostos nas redes sociais. Embaixo, uma frase: "Por favor compartilhe, para que seus entes queridos possam dar um enterro digno".
As crianças não iriam para escola. Mães apavoradas. Nas universidades, tanques de guerra e metralhadoras. O medo seria um vento correndo sobre o solo do Brasil.
Você, caro leitor, pode considerar este texto uma insanidade. Mas o historiador não vivência o passado, apesar do passado ser o seu objeto de pesquisa e estudo. O historiador vive o presente.
Quando Getúlio Vargas supostamente cometeu suicídio no dia 24 de agosto de 1954, prorrogando assim, o golpe civil/militar por 10 anos, o povo foi para as ruas. Quebrou tudo! Invadiu rádios, jornais, empresas, bancos etc.
Será que o juiz Sérgio Moro, TV Globo e Michel Temer querem pagar para ver? Até porque Sérgio Moro já não está tão blindado assim!
"O juiz Sérgio Moro foi alvo de protestos durante palestra nesta sexta-feira (9) em Heidelberg, na Alemanha. Um grupo de cerca de 30 juristas e acadêmicos enviou uma carta à Universidade de Heidelberg argumentando que Moro não tem credibilidade para discursar sobre combate à corrupção no Brasil, por ser "parcial" em favor de partidos como PSDB e PMDB"¹.
Referência:
¹ http://www.brasil247.com/pt/247/mundo/269762/Moro-%C3%A9-alvo-de-escracho-durante-palestra-na-Alemanha.htm (Acessado: 10/12/2016).
Se o Lula, que literalmente "tirou milhões da miséria" e comprou um triplex com esses milhões, fosse preso o país permaneceria igual, e eu continuaria pobre. #pobrezaétop
ResponderExcluirProfessor, esse blog Brasil 247 não tá na lista de mídias financiadas pelo PT( Perda Total)?
ResponderExcluir