(Luciano Roberto)
Alunos caracterizados do 2º 04.
Navio Negreiro
(Castro Alves 1847- 1871)
[...]
IV
"Era um sonho dantesco... o tombadilho
Que das luzernas avermelha o brilho.
Em sangue a se banhar.
Tinir de ferros... estalar de açoite...
Legiões de homens negros como a noite,
Horrendos a dançar...
Negras mulheres, suspendendo às tetas
Magras crianças, cujas bocas pretas
Rega o sangue das mães:
Outras moças, mas nuas e espantadas,
No turbilhão de espectros arrastadas,
Em ânsia e mágoa vãs!"¹
[...]
|
Aconteceu ontem [18], o evento realizado pela Escola Estadual Gilberto Mestrinho. Com o tema: "Zumbi dos Palmares vive em cada um de nós", o evento tinha como objetivo realizar uma reflexão com toda a comunidade estudantil sobre o Dia da Consciência Negra.
O evento foi realizado nos turnos matutino, vespertino e noturno. No turno matutino, teve a coordenação da Professora de História Francirleth Gomes, o trabalho foi desenvolvido na própria escola.
A novidade desde ano, foi a tentativa de levar o evento para fora dos muros da escola. Os turnos vespertino e noturno, sobre a coordenação do Professor de História Luciano Roberto, com o apoio dos demais professores e o interesse dos alunos, levaram a ideia adiante.
Os trabalhos foram realizados na "Quadra Poliesportiva do Bairro Colônia Antônio Aleixo", conhecida como a "Quadra da Praça", local central do bairro.
Com as portas abertas para que a comunidade pudessem entrar e sair, o primeiro evento deste porte, foi considerado por muitos que estavam presentes, um sucesso. Diversas apresentações ocorreram no evento como: dança, teatro e música.
Aluno do turno noturno e um dos responsáveis pela ornamentação do evento, Leonardo Vasconcelos, 20 anos, aluno do Ensino Médio 2º 03, comentou que "estava feliz em fazer as pessoas pensarem em direitos iguais para todos. Ninguém é melhor do que o outro".
O Dia da Consciência Negra é realizado no "dia 20 de novembro faz menção à consciência negra, a fim de ressaltar as dificuldades que os negros passam há séculos. A escolha da data foi em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, em consequência de sua morte. Zumbi foi morto por ser traído por Antônio Soares, um de seus capitães. A localização do quilombo ficava onde é hoje o estado de Alagoas, na Serra da Barriga"².
O racismo é fruto de ignorância. É necessário que a sociedade e seus mecanismos sociais, como a própria escola, possa combater esta ignorância que ainda assusta a todos, em pleno século 21.
Cultura, culinária, religião, foram tantas heranças deixadas pelos nossos antepassados afro-brasileiros, que Zumbi dos Palmares não morreu, vive em cada um de nós!
Zumbi dos Palmares vive em cada um de nós
Em 10 imagens
I
Professores da Escola GM
II
Professores da Escola GM
III
IV
V
VI
VII
VIII
IX
X
Referência:
¹ http://www.culturabrasil.org/navionegreiro.htm (Acessado: 19/11/2016).
²http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-consciencia-negra.htm
²http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-consciencia-negra.htm
(Acessado: 19/11/2016).
No dia em que pararmos de nos preocupar com a Consciência Negra, Amarela ou Branca e nos preocuparmos com a Consciência Humana, o racismo desaparece.
ResponderExcluirParabéns pelo o trabalho na sua escola!
ResponderExcluirA participação de alunos deixa o evento bem jovial!
Grato!
ExcluirMomentos como esses infelizmente ainda são necessarios.
ResponderExcluirNossos alunos deram um show de interpretação na dança,teatro,poesia com auxílio dos professores, valeu e obrigada pelo apoio.
Concordo plenamente Fran. Estes eventos são necessários para alcançarmos um grau de conscientização que elimine a imbecilidade do racismo.
ExcluirÓtimo trabalho professor ❤!
ResponderExcluirValeu Melissa!
ResponderExcluir