(Luciano Roberto)
Presidente eleito dos EUA: Donald Trump
Fui quase obrigado a acompanhar os resultados parciais das eleições do Estados Unidos nesta madrugada, que desejo esquecer. Enquanto o mundo acompanhava perplexo a vitória do republicano Donald Trump, eu acompanhava a febre da minha filha, que chegou aos 39 graus. Passei a noite com medo de uma convulsão.
O medo que tive de uma possível convulsão febril, é o mesmo medo que parte do mundo senti agora: aflição! Como pôde Donald Trump vencer Hillary Clinton? Bem que a Hillary não é uma grande liderança estadunidense, apesar de ter um vasto currículo, trinta anos dedicada a politica norte americana. Mas, como um homem que simboliza medo, conseguiu vencer?
Donald Trump é uma figura conhecida dos estadunidenses, para nós brasileiros, um personagem arrogante que surgiu de uma hora para outra. Milionário, charlatão e inteligente, se não fosse inteligente, não chegaria a principal presidência do nosso planeta.
Trump prometeu o que muitos estadunidense queriam ouvir. Acabar com a imigração ilegal, proibir a entrada de muçulmanos. Levar o Estados Unidos a ser o que sempre foram ao longo do século 20, uma grande potência.
Acabei de assistir pela televisão um operário estadunidense citar a seguinte frase: "votei no Trump porque ele vai tirar os imigrantes ilegais dos Estados Unidos. O imigrantes ilegais roubam nossos empregos e tiram a comida da mesa da nossa família".
Muito mais dolorido foi ver um imigrante brasileiro - certamente em situação legal - que votou no Trump porque ele irá construir um muro, talvez bem maior e mais potente do que o Muro de Berlim, para separar o México e os Estados Unidos, dificultar a entrada de imigrantes latinos no país.
Acompanhei pela Band News o primeiro debate entre Donald Trump e Hillary Clinton, que ocorreu na "Hofstra University, em Hempstead, no estado de Nova York"¹. Não tive dúvidas, Hillary Clinton se saiu muito melhor do que Donald Trump. Entretanto, ganhar um debate é uma coisa, ganhar uma eleição é outra, totalmente diferente.
Votar nos Estados Unidos não é obrigatório. Existe a divisão entre os estados tradicionalmente republicanos e democratas. A eleição é indireta, são 50 Estados, em cada estado há um número de delegados. Sendo que a soma dos delegados devem chegar a 270. Quem alcançar este número ou mais de 270 delegados, vencem as eleições. É um pouco complicado de entender, mas, resumindo é isto!
A 3hs da madrugada, horário de Manaus, Donald Trump já havia conseguido os 270 delegados do Colégio eleitoral.
A extrema direita, os governos golpistas e ditatoriais do mundo, neste momento estão comemorando, aliás, o século 21, vem trazendo aos poucos, velhas políticas que levaram ao mundo a uma Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
No dia 20 de janeiro de 2017, Donald Trump será o 45º Presidente dos Estados Unidos, e com ele, o mundo viverá um futuro de incertezas.
A febre da minha filha passou, o medo da convulsão foi embora. Restou apenas o temor de Donald Trump.
Referência:
¹http://g1.globo.com/mundo/eleicoes-nos-eua/2016/noticia/2016/09/trump-e-hillary-participam-de-primeiro-debate-presidencial-nos-eua.html (acessado: 09/11/2016).
Muito bom esse texto meu amigo!
ResponderExcluirValeu, obrigado!
Excluir