sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Cérberus: o guardião da educação do Amazonas

(Luciano Roberto)

Cérberus: monstro da mitologia grega.

Cérberus é um cão monstruoso da mitologia grega. Possuí três cabeças e tem como missão, vigiar o reino de Hades, o lugar dos mortos. 

No nosso Estado, Cérberus se faz presente entre os órgãos/movimentos que disputam a liderança entre os profissionais de educação. Cada cabeça do nosso Cérberus possui um nome: Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas - SINTEAM; Associação Movimento de Luta dos Professores de Manaus - ASPROM e Vem Pra Luta Pela Educação.

Nosso Cérberus caboclo  e suas três cabeças - ainda bem que não é um bicho de sete cabeças! -  não conseguem trabalharem unidos pela categoria dos profissionais de educação do Amazonas, ao contrário, não entram em acordo, devoram-se uns aos outros. 

Penso que é oportuno interrogar: Seria vaidade de vossas cabeças? Seria ambições políticas? Já que as cabeças do Cérberus são infectadas por ideologias partidárias? E que sejam! Mas não esqueçam a principal preocupação da nossa luta: melhorias para qualidade da educação pública, valorização do profissional de educação pública e  infraestrutura que possa possibilitar a realização de um bom trabalho em nossas escolas. Tantas angústias, tantas cabeças!

Não é segredo para ninguém, muitas das nossas escolas públicas estão sucateadas. Quadras poliesportivas abandonadas, bibliotecas fechadas, pois não possuem bibliotecários, salas de aula extremamente quentes, os condicionadores de ar, quando ligados fazem barulho, mas esfriar que é bom, nada. 

É preciso que as cabeças do Cérberus comecem a trabalharem juntas para lutar contra estas situações, e que não ocorra mais o que aconteceu em frente da Arena da Amazônia.

Quem não recorda da fatídica manifestação dos profissionais da educação no ano passado [abril de 2015], em frente da Arena da Amazônia? Momento máximo da categoria, centenas de professores reunidos,  poderíamos ter conquistado o apoio da sociedade, entretanto, a vaidade de uma das cabeças de Cérberus gritou mais alto: "Eu sou a cabeça líder que manda aqui!". O movimento da categoria dos professores virou piada.

Vários memes estão sendo divulgados nas redes sociais, destaco o anúncio de um que recebi:  "A greve é geral. Contra: PEC 241, Reforma antidemocrática do Ensino Médio, Salários congelados da SEDUC - AM, Falta de segurança nas escolas e Lei da Mordaça".

Temos o dia de hoje para virar a página. Sabemos que a greve de hoje é contra as medidas do governo golpista de Temer. Mas chegou o momento das cabeças do Cérberus pensar e lutar juntos por um mesmo proposito. Uma cabeça pensando é bom, três cabeças pensando em prol de único objetivo, muito melhor! Ainda existe esperança em nosso Cérberus e em suas cabeças pensantes!



  


Nenhum comentário:

Postar um comentário