O Bispo Edir Macedo, criou um grande império chamado Igreja Universal do Reino de Deus. A Igreja Universal ultrapassou fronteiras e está em dezenas de países do globo terrestre, inclusive nos Estados Unidos.
Mérito do Bispo. Mas chama atenção ver o poderio político que a igreja vem tendo nas últimas eleições. Acabou de eleger "Marcelo Crivella (PRB) foi eleito neste domingo (30) prefeito do Rio para os próximos quatro anos. O candidato teve 1.700.030 votos, o que corresponde a 59,36% dos votos válidos, e superou Marcelo Freixo (PSOL) no segundo turno"¹.
Veja o que o Jornal "A Crítica" postou em 02 de outubro de 2016:
"Desconhecido no cenário político, João Luiz (PRB) foi o candidato a vereador mais votado de Manaus, totalizando 13.978 votos, seguido por nomes conhecidos como Hiram Nicolau (PSD), com 12.874; Reizo Castelo Branco (PTB), com 10.402; Wilker Barreto (PHS), com 10.026; e Álvaro Campelo (PP), com 9.573.
João Luiz é natural da cidade do Rio de Janeiro, tem 44 anos de idade, é casado, tem ensino fundamental incompleto, está há seis anos em Manaus e é pastor da Catedral da Fé da Igreja Universal do Reino de Deus, localizada na avenida Constantino Nery, no bairro São Geraldo, na Zona Centro-Oeste de Manaus"².
Marcelo Crivella (sobrinho de Macedo) e João Luiz são frutos da Igreja Universal, que pertence ao Bispo Edir Macedo.
Edir Macedo Bezerra nasceu em 18 de fevereiro de 1945. Filho de nordestino, o alagoano Henrique Francisco Bezerra e da carioca Eugênia de Macedo Bezerra. Nasceu no município Rio das Flores - RJ.
Seu pai tinha 32, quando conheceu Eugênia, na época com 16 anos. No seu livro 1, da trilogia de "Nada a perder", sua biografia, Edir Macedo relata que sua mãe "era de uma família católica tradicional. Logo veio a primeira gravidez. Foram muitas, todas bem sofridas. Nos 54 anos de casamento, minha mãe teve 33 gestações. Sofreu 16 abortos e perdeu dez filhos prematuros. Sete sobreviveram"³.
Edir Macedo sobreviveu. É o quarto filho, entre os irmãos homens, é o segundo mais velho. Sua trajetória é fascinante. "Nasceu com deficiência na mão esquerda. Didi, como Edir era chamado pelos irmãos, tem uma pequena atrofia nos dedos. Seus indicadores são finos. Os polegares, um pouco maiores"4. Esta deficiência chegava a causar um certo desconforto. Ele próprio chegou a dizer que "era o patinho feio da família"5.
Edir Macedo tornou-se evangélico definidamente aos 19 anos, graças a uma decepção amorosa. Foi com o seu cunhado Romildo Riberio Soares - o missionário RR Soares - que criaram a Igreja Nova Vida. Mas o espaço seria pequeno demais para dois grandes talentos do mundo evangélico. Cada um tinha uma ambição, desejavam a liderança.
Edir Macedo deixou a Igreja Nova Vida, e começou a pregar numa praça, chamada Jardim do Méier. Quem diria que o idealizador do "Templo do Salomão" - localizado em São Paulo - começou sua jornada em uma humilde praça.
Da praça ao prédio de uma funerária, o embrião originário da Igreja Universal, que tem como data oficial da fundação, o dia 9 de julho de 1977. Da pequena funerária para grandes pregações nos estádios de futebol, horários em rádios, televisões e o surgimento de poderosos inimigos.
Quem eram seus inimigos? Edir Macedo responde: "O clero católico, a Rede Globo e gente poderosa usada por eles. Eu até entendo tantos ataques, realmente há motivos para isso. A Igreja Universal incomoda, a Record incomoda. Nós assustamos. Nosso crescimento assustou muita gente na época da minha prisão e continua assustando até hoje"6. Em 1992, Edir Macedo foi preso, acusado de charlatanismo.
O texto acima é apenas um resumo da biografia de Edir Macedo. Mas, o que chamou a minha atenção foi a matéria que li logo cedo no Site da BBC, onde o Pastor Silas Malafaia - que admite ter indiferenças com Edir Macedo - fez o seguinte comentário sobre o prefeito eleito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella:
"Basta fazer a conta. Fazendo um bom governo, ele é reeleito. Nesse caso, também pode vir a ser governador posteriormente. E aí, por que não presidente da República? O primeiro presidente evangélico? Política é poder, e quanto mais se tem, mais se quer"7.
Alguém dúvida? Amado ou odiado, ninguém pode dizer que o Bispo Edir Macedo não é um homem extremamente inteligente da nossa história atual. Os inimigos de Edir Macedo devem ficar de olhos abertos, abertos não, regalados!
Referência:
¹ http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/eleicoes/2016/noticia/2016/10/marcelo-crivella-do-prb-e-eleito-prefeito-do-rio.html (Acessado: 30/10/2016).
² http://www.acritica.com/channels/eleicoes-2016/news/candidato-a-vereador-mais-votado-de-manaus-e-pastor-da-igreja-universal (Acessado: 30/10/2016).
³ MACEDO, Edir. Nada a perder. São Paulo: Planeta, 2012. (pág. 62).
4 TAVOLARO, Douglas. O Bispo: a história revelada de Edir Macedo. São Paulo: Larousse do Brasil, 2007. (pág. 59).
5 TAVOLARO, Douglas. Idem
6 TAVOLARO, Douglas. Idem; (pág. 27)
7 http://www.bbc.com/portuguese/brasil-37818301 (Acessado: 31/10/2016)
A Igreja Universal do Reino de Deus está processando o bispo Alfredo Paulo Filho, ex-sacerdote da denominação fundada por Edir Macedo. A ação foi movida por causa do conteúdo dos vídeos publicados pelo religioso, que diz denunciar os bastidores da instituição.
ResponderExcluirDe acordo com informações da revista Veja, a Universal conseguiu na Justiça retirar os vídeos do bispo do YouTube. O incômodo da Universal com o conteúdo das acusações feitas por Alfredo Paulo Filho se dá pelo fato de que ele já foi um dos braços-direito do bispo Edir Macedo em Portugal, entre 2002 e 2009.
ResponderExcluirEm um dos vídeos, o bispo Alfredo entrevistava um ex-pastor da Universal, chamado Alexandre Lisboa, que disse ter entregue US$ 50 mil não declarados nas mãos de Sylvia Jane Crivella, esposa do senador e candidato a prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella.
Alexandre Lisboa afirmava ter trazido o dinheiro em 1999 direto da África do Sul, onde dirigiu filiais da Universal. As notas teriam chegado ao Brasil pelo Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, envoltas em papel carbono para não serem detectadas no raio X.
“Carreguei os dólares para a Fazenda Nova Canaã e entreguei o pacote para a esposa do Crivella”, disse Lisboa. A Fazenda Nova Canaã é um projeto social desenvolvido por Crivella no município de Irecê, na Bahia. De acordo com o ex-pastor, o dinheiro teria sido usado para ajudar a construir a fazenda.
O senador, no entanto, diz que a afirmação de Lisboa não é verdadeira. Em comunicado enviado à revista Veja, Crivella afirmou ainda que a Fazenda Nova Canaã foi finaciada apenas com o dinheiro da venda dos seus CDs. “Crivella foi cantor gospel e é um dos maiores arrecadadores de direito autoral do Brasil nos anos 2000, segundo o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD)”, frisou o jornalista Thiago Prado, na matéria do site da Veja.
Repito a última frase do texto acima: "Os inimigos de Edir Macedo devem ficar de olhos abertos, abertos não, regalados!". Valeu!
ResponderExcluir